Segundo o Beryl Institute, referência global sobre o tema, a experiência do paciente pode ser definida como “todas as interações, moldadas pela cultura da organização, que influenciam a percepção do paciente por meio da continuidade do cuidado.” Ou seja, muito mais do que apenas a consulta, a experiência do paciente perpassa pelo primeiro contato com sua instituição de saúde até o atendimento pós-consulta.
Diferente da satisfação do paciente, a experiência é muito mais abrangente e está diretamente ligada ao factual, isto é, ao que o paciente vivenciou na prática durante todo o contato com uma instituição de saúde. Satisfação, por outro lado, está relacionada às expectativas do paciente e possui caráter subjetivo.
Entender que cada paciente é um ser humano único em busca de ajuda para promover sua saúde é um dos pontos principais para proporcionar uma boa experiência. Não é raro encontrar pacientes que julgam um atendimento médico de maneira fria, automática e sem qualquer tipo de individualidade.
Quando isso acontece, a experiência do paciente acaba sendo prejudicada e, dificilmente, ele irá se consultar novamente com aquele profissional ou naquela instituição de saúde. Para garantir um atendimento humanizado é preciso atender às necessidades reais do paciente e colocar-se no lugar dele, oferecendo empatia, respeito e, principalmente, ética profissional.
Dessa forma, é possível transmitir a confiança que o paciente precisa sentir em relação à preocupação do profissional com sua saúde. Existem diversos fatores que caracterizam um atendimento humanizado.
Abaixo, você confere os principais:
> tratamento individualizado;
> atendimento realizado com empatia, atenção e acolhimento;
> escuta atenta e diferenciada;
> respeito às particularidades e diferenças de cada paciente;
> consideração do estado emocional do paciente.
© Ágape 2021 – Todos os Direitos Reservados | Criação: Kleber Karpov
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.